Ronaldo Ruiz

Sou radialista e jornalista. Fundei a RRz Assessoria, uma empresa de comunicação que trabalha com assessoria de imprensa, gerenciamento de mídias sociais e produz vídeos canais de YouTube, Redes Sociais e reportagens para televisão. Acompanhe meu trabalho abaixo nos artigos, clicando nas redes sociais e nos vídeos.

logo facebook   logo instagram   twitter   logo YouTube


reportagens


REDES SOCIAIS – A REVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO

O grande meio para comunicação em massa do século XXI são as Redes Sociais, não mais as televisões os rádios os jornais ou os sites tradicionais. A era de glamour da tv já passou. A notícia chega primeiro através das Redes Sociais pelos internautas, Youtubers, Blogueiros e Influenciadores Digitais.

É muito mais divertido assistir os Stories no Instagram e no Snapchat do que acompanhar uma novela. A vida real é mostrada do jeito que ela é e sem gasto com produção, elenco, edição, roteiro, etc. O YouTube já tem mais conteúdo de vídeo que qualquer rede de televisão no mundo, possui mais de um bilhão de usuários.

O homem se cansou de parar para assistir a televisão. A novela que nossa avó esperava todo dia, já não faz tanto sucesso assim. As próprias televisões já se renderam as Redes Sociais mostrando bastidores e criando seus perfis que são seguidos por milhões de pessoas.

Contas mais seguidas no mundo: @instagram: 224 milhões, @selenagomez: 122 milhões, @arianagrande: 110 milhões
Contas mais seguidas no Brasil: @neymarjr: 76,9 milhões, @ronaldinho: 24,1 milhões, @brumarquezine: 21,5 milhões, @anitta: 21 milhões

Mas isso muda diariamente e o que ontem foi sucesso no Orkut, hoje não existe mais. Agora em 2017, o incrível é estar no Instagram, Youtube ou Snapchat, e ainda tem o Facebook. Uma Rede Social profissional que se deve olhar com carinho é o Linkedln.

mais recentes
__________________________________________________________________
7 artigo 50 MINUTOS DE JOSE LORETO QUE VALEM PARA UMA VIDA
O VICIO DAS REDES SOCIAIS
COMO GANHAR SEGUIDORES NA INTERNET
O CUIDADO COM AS REDES SOCIAIS
IDOSOS INVADEM AS REDES SOCIAIS
REGRAS DE ETIQUETA PARA AS REDES SOCIAIS


50 MINUTOS DE JOSE LORETO QUE VALEM PARA UMA VIDA
O ator Jose Loreto teve seu vídeo jogado na internet no último domingo e a notícia se espalhou rapidamente. Como já tratei em outro artigo “O Cuidado das Redes Sociais”, a internet é algo incrível que surgiu em nossas vidas, mas a falta de cuidados traz danos irreparáveis.
Nos dias de hoje acreditar no ser humano precisa de muito esforço. Vemos namorados e maridos, irmãos e amigos, enfim, seres humanos passando por cima de seres humanos por motivos banais, fúteis, inexplicáveis e que nos colocam como alvos eternos de julgamento e exposição.
Como um especialista em Mídias Sociais, sempre aconselho ter cuidado ao participar de qualquer situação que possa trazer problemas ou exposições desnecessárias na internet. Pensar sempre se o contexto poderá ser mostrado e conversado com amigos e a família tudo bem, do contrario não faça. O ator Jose Loreto mostrou se abertamente em um vídeo com plano sequência, como chamamos na televisão, onde a continuidade da gravação sem cortes o mostra sorrindo e em seguida aparece seu sexo.
Vídeos íntimos são facilmente encontrados na internet nos sites e nas Redes Sociais próprias para essa troca de material. Isso tem o seu público, o seu mercado. Você quer gravar e mostrar algo a mais? Não filme o seu rosto. Cuidado também com tatuagens e marcas pessoais, isso o identifica. Filme mas com a cautela de deixar o plano sequência para as novelas da Globo. A precaução ainda é a melhor forma para evitar esse tipo de situação.
Agora o vídeo já não tem controle. O ator será lembrado em sua biografia da vida por essa lamentável passagem ocasionada por terceiros. Aproveito para lembrar que quem publicou cometeu crime e a delegacia de crimes cibernéticos já está apurando os fatos.
Assunto sério que estou a disposição para conversar.


O VÍCIO DAS REDES SOCIAIS
As Redes Sociais proporcionam incríveis experiências de aproximar amigos e pessoas desconhecidas que passam a acompanhar a rotina através dos stories sem serem notadas.
Tem gente viciada em stories, passam horas do dia atrás de novas postagens.
Em relação aos jovens, crianças e adolescentes – hoje todos já possuem seus Smartphones – os pais precisam estar atentos ate quanto isso pode ser prejudicial. As crianças ainda não possuem maturidade para entender. Para esses que já nasceram na era digital, estar conectado é uma pratica normal.
Os adultos também se perdem nisso. É no trânsito, no trabalho, durante as refeições, no banheiro, etc. O normal é hoje chegarmos aos lugares e buscar pelos sinais wifi e tomadas para carregar nossos aparelhos.
Pergunto: O que isso te traz de positivo?
Ser popular nas Redes Sociais é ser tão poderoso que grandes marcas de vestuário, alimentação, hotéis, montadoras de veículos, agencias de viagens pagam para que os ilustres da internet façam postagens de seus produtos. Isso para quem já pode ser considerado um influenciador digital traz dinheiro e credibilidade. Alguns chegam a ganhar acima de R$50 mil por mês, alem de presentes, viagens, e regalias.
Estou disposto para aprofundar esse assunto com a imprensa.


COMO GANHAR SEGUIDORES NA INTERNET
Para você que é novo nas Redes Sociais ou que quer dar uma impulsionada na sua que já esta há algum tempo sem muita expressividade, vou escrever algumas ideias bacanas.
Para perfis pessoais, saiba qual é o seu público. Entender quem te segue e o que quer passar com suas postagens é o primeiro passo. Veja nas fotos publicadas quais são as mais curtidas, o que chama mais atenção de seus seguidores. Os internautas gostam de ver fotos mostrando looks do dia ou com trajes de banho, mostrando partes do corpo – o músico @lucaslucco que tem um corpo bem definido por musculação explora bem esse lado e adora exibir seus músculos em academias, parques e passeios. Outras abordagens que dão muito certo é mostrar lugares interessantes, restaurantes, viagens, sua casa e seu dia a dia com amigos. Mas tenha ponderação e bom senso na hora de escrever sobre você e nas suas Mídias Sociais.
Além disso, tenha constância em suas publicações, seja com uma, duas ou mais fotos. Seja frequente e não fure, isso irá cativar os seus seguidores em estar sempre aguardando sua próxima publicação. Utilize as #hashtags que irão catalogar e organizar a informação por temas.
Para os perfis empresariais, não é qualquer funcionário que cuida das Redes Sociais. Saiba que mais de 82% dos clientes buscam informações primeiramente na internet sobre as empresas. Agora pergunto: Você tem certeza que vai deixar essa exposição tão forte com responsabilidade de qualquer pessoa?
O profissional elabora um cronograma de publicações, estabelece metas, faz o envolvimento com diversos setores internos para que sempre sejam assertivas e marketiadas as postagens – lançamento, novidades, bastidores, eventos, pessoas, produtos, promoções, etc. Disponibilizar campanhas que envolvam sorteio de produtos também traz seguidores e cria uma sensação de afetividade com a marca.
Estou disposto a conversar sobre isso e aprofundar o assunto.


O CUIDADO COM AS REDES SOCIAIS
Estar nas Redes Sociais é bem divertido e traz experiências incríveis, mas também virão situações embaraçosas.
Todo cuidado é bem vindo quando começar a expor o seu dia a dia. Sair para uma viagem e postar é informação de ouro para aquele cidadão disposto a roubar sua casa.
Outro ponto é com relação às amizades. Comentários que até então você não costumava ouvir serão frequentes – “Nossa você só viaja agora”, “Ficou rico, não para mais em casa”, “Você ainda fala com fulano e ciclano? Vi que estava com eles..”. Esses comentários são normais nesse novo estilo de vida.
Empresas na fase de contratar profissionais buscam informações do candidato e procuram saber como ele se porta nas Redes Sociais. Observam que tipo publicação e comentários costumam fazer, vasculham tudo às escondidas. Certamente uma psicóloga conseguirá traçar o perfil da pessoa diante de tantas informações.
Lembra-se do fatídico acidente com o cantor Cristiano Araújo em que funcionários vazaram um vídeo e fotos enquanto o corpo era preparado para o velório? Uma lástima isso não é? Caiu nas Redes Sociais já se tornou público e não há como mensurar aonde chegará e também não tem mais como parar. Nesse caso os funcionários responsáveis pelo vazamento foram demitidos em justa causa e respondem na justiça pelos atos.
Fazer das Redes Sociais algo interessante e proveitoso para a vida é sensacional, mas ocorre que a grande maioria não sabe lidar com essa poderosa ferramenta de comunicação. Um especialista em Redes Sociais ajuda o leigo primeiramente a criar um perfil de sucesso e depois dá dicas de como se manter e se portar.
Posso falar sobre isso e aprofundar o assunto.


IDOSOS INVADEM AS REDES SOCIAIS
Estudando esse tema descobri algumas pesquisas no Brasil e fora mostrando ser o grupo que mais cresce nas Redes Sociais.
O que me chamou a atenção para escrever sobre isso é que na minha família todos dessa faixa estão no Facebook no Instagram e no WatsApp. Observo meus pais, primos e tios, trocando mensagens, fotos, receitas, marcando almoços e de vez em quando até umas discussões.
Liguei para cada um desse grupo familiar e fiz uma pesquisa. O reencontro de amigos do passado, a aproximação de parentes que moram longe, a troca de fotos e “coisinhas engraçadas”, como intitulam os memes são as principais vantagens das Redes Sociais.
Idosos gostam do seu cantinho e de conversar, alguns sentem se isolados pela família e com a descoberta desse novo mundo traz uma motivação incrível na quebra de barreiras.
A maior dificuldade que eles apontam é relacionada com as configurações dos aparelhos ou quando algo diferente aparece na tela. Daí busca a ajuda dos mais jovens que muitas vezes não dão a devida atenção. Nesse caso chamam os especialistas em Redes Sociais que ajudam no manuseio dos aparelhos, a maioria pede também para dar uma olhada em suas Redes Sociais para deixar um perfil mais bacana.
Para o próximo dia dos pais não dê meias ou pijamas, veja se o seu pai não precisa trocar o celular. Estou disposto a conversar sobre isso e aprofundar no assunto.


OITO REGRAS DE ETIQUETA PARA AS REDES SOCIAIS
Em nosso mundo real existem as regras de bons comportamentos que chamamos de etiqueta. Na internet também existem as regras de etiqueta para você ser melhor visto. Vou escrever oito delas a seguir, mas certamente existem muito mais.
1 – Primeiramente não encha suas Redes Sociais com postagens a todo instante. Hoje existem os stories para esse tipo de publicação constante. Os stories ficam mais escondidos e só entra para assistir quem quer. Postar na sua página centenas de fotos ou mensagens seguidas tem o efeito contrario, traz a desinformação. Tudo o que é em excesso é prejudicial e seus seguidores passam a não dar importância ao que você publica, já que a toda hora tem uma bobagem para ver.
2 – Não publique conteúdo pornográfico, ameaçador, intimidador, assediante, ofensivo, que instigue ou encoraje condutas ilícitas ou inadequadas, incitação a crimes, declarações falsas incorretas, enganosas ou que mostrem tortura e violência. Existem as Políticas de Privacidade de cada Rede Social com termos claros sobre isso. Além de sanções legais por leis você se torna desagradável e inconveniente para seus seguidores.
3 – Prefira usar linguagem limpa, agradável e sem erros ortográficos. Na internet muitas vezes escrevemos correndo e não corrigimos nossas palavras, mas estar atento a isso é muito importante para não ser visto como um toupeira, ignorante, bronco, analfabeto. Às vezes acontece, mas não deixe isso se tornar o grande chamativo de sua Rede Social.
4 – Cuidado ao clicar em curtir quando uma notícia for relacionada a algo negativo como uma tragédia, fatalidade, perda, morte, guerra, etc. Você ao se mostrar solidário acaba enaltecendo a notícia como se fosse algo bom. O botão curtir é para sinalizar que você gostou, amou, curtiu aquela informação. Gafe muito grande.
5 – Cuidado ao criticar seu chefe, a empresa ou um companheiro de trabalho. Esses também têm perfis nas Redes Sociais e caso não tenham e você pense que nunca irão ver, algum amigo ou parente poderá mostrar para eles. Tenha cautela e não escreva nada que você não diria pessoalmente. Isso causa muita saia justa.
6 – As Redes Sociais possuem os chats de conversação. Algumas têm a opção de deixar o seu status com informações de disponível, ocupado, etc. Atenção: respeite essa informação. Da mesma forma aos que deixam os status como ocupado o tempo todo e nunca mudam, ou seja, não utilizam corretamente o serviço. O melhor a fazer nesses casos é não escrever nada.
7 – As famosas correntes que circulam nas Redes Sociais foram criadas para encher os perfis de inutilidades. “Enviar para dez pessoas nos próximos dez minutos para algo muito bom acontecer com você”. Realmente você acredita nisso? Não espalhe o lixo virtual, pois é feio, irrita, é inútil e para quem faz isso constantemente o torna um amigo chato.
8 – Escrever mensagens com LETRAS MAIÚSCULAS significa o mesmo que você gritar com alguém. Se a intenção for essa, mesmo se mostrando um grosseiro, vá em frente. Prefira os textos simples e o uso dos emoticons, aquela forma de comunicação divertida com ícones engraçados. Essa é a forma paralinguística de se comunicar, ou seja, o uso não verbal com sinais ou símbolos.
Esse assunto é longo e tem muito mais, vou escrever um manual sobre as regras de etiqueta na internet, mas por hora estou disposto a conversar sobre isso.




#redessociais #rrzassessoria #assessoriadeimprensa #midiassociais #redessociais #especialistaemredessociais #personalnet #marketingnainternet #internetprofissional #youtuber #popularnaredehome